Em menos de 48h, ação da SSP-AM na Manaus Moderna prende três foragidos da justiça

Menos de 48h após o lançamento da ação repressiva e educativa na região da Manaus Moderna, na zona centro-sul de Manaus, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) identificou e prendeu três foragidos da justiça e outras três pessoas, em flagrante, pelos crimes de roubo, extorsão e tráfico de drogas. Até o início da tarde desta quinta-feira, 14 de dezembro, cerca de 250 pessoas, entre carregadores e guardadores de carros, foram cadastradas, sendo que 20 já responderam processos criminais.

Durante a ação da SSP-AM, um adolescente foi apreendido com entorpecentes e encaminhado à Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deai). Uma Delegacia Móvel da Polícia Civil foi instalada ao lado do Mercado Municipal Adolpho Lisboa e ficará no local por tempo indeterminado.

Fotos : Aguilar Abecassis / Assecom

O objetivo da ação é reforçar a segurança na região da Manaus Moderna, desenvolvendo um trabalho com os carregadores de mercadorias e guardadores de veículos com medidas educativas para o combate às drogas. A ação é coordenada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, e realizada de forma integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e o Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne).

Ações repressivas e educativas – O titular da Seaop, delegado Orlando Amaral, ressalta que a ação surgiu após denúncias à SSP-AM sobre supostos carregadores do porto da Manaus Moderna, que estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelo serviço. Houve denúncias, ainda, de furtos a veículos, pedestres e atos de baderna e prática de tráfico de drogas.

“O nosso objetivo é filtrar e uniformizar essas pessoas para que elas possam agir dentro da lei. Além disso, não é um trabalho apenas repressivo, mas também preventivo. Por meio do Previne, eles podem buscar tratamento contra a dependência química”, reforçou o delegado.

Cooperativa apoia iniciativa da SSP-AM – De acordo com diretor-presidente da cooperativa de guardador de veículo de Manaus, Francisco Pinheiro, 39, que atua no setor há oito anos, a ação da SSP-AM é positiva porque garante aos trabalhadores e também aos proprietários de veículo um trabalho seguro.

“Nós somos 202 guardadores cadastrados e reforçamos que nenhum motorista é obrigado a pagar o guardador de veículo. A colaboração é espontânea”, disse Pinheiro.

Prisões – Nesta quinta-feira (14/12), José Orlando Alves da Conceição, 32, foi preso porque possuía um mandado de prisão em aberto por um homicídio ocorrido em 2011. Antônio Ribeiro de Castro, 37, foi preso por extorsão, ele estava ameaçando uma motorista que não queria pagar o estacionamento do veículo próximo ao Mercado Adolpho Lisboa. Vitor Fernandes Batista, 21, foi preso por tráfico de drogas após denúncia de populares em posse de trouxinhas de pasta base de cocaína.

Na quarta-feira (13/12), Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia. Durante a operação, os policiais flagraram o suposto flanelinha Nelson Nunes da Silva, 35, roubando cordão de pedestres. No registro criminal dele, já há uma prisão por tráfico. O adolescente D.L.S, 15, morador de rua, foi detido com drogas e encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais. O jovem será acompanhado pelo Departamento de Prevenção às Drogas da SSP-AM.

Com informações da Assessoria da SSP-AM

Be the first to comment on "Em menos de 48h, ação da SSP-AM na Manaus Moderna prende três foragidos da justiça"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*