Dicas ‘ABCDE’ alertam sobre o diagnóstico de câncer de pele

Pintas ou sinais que coçam e sangram regularmente podem ser perigosas e exigem a nossa atenção e devem ser avaliadas o quanto antes. E as que crescem para os lados, principalmente, também são um problema, tudo porque essas pintas podem se transformar em um melanoma, um tipo câncer de pele.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 200 mil novos casos de melanoma são registrados por ano no mundo. No Brasil, ainda no início deste ano, a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) era a de que mais de seis mil pessoas receberiam o diagnóstico da doença este ano.

Por isso, no mês em que se alerta para o risco do câncer de pele, a Clínica Dra. Montaha entra na campanha “Dezembro Laranja” fazendo um alerta contra a doença. A médica dermatologista Montaha Jasserand – que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Americana de Dermatologia – explica a importância do diagnóstico precoce para a eficácia do tratamento.

A especialista falou ainda que existe a ‘regra ABCDE’ que ajuda também no autoexame, possibilitando que qualquer pessoa possa identificar possíveis problemas em relação às pintas e sinais espalhados pelo corpo. Conforme essa regra, são avaliadas cinco características nas pintas ou sinais: assimetria, bordas irregulares, cores múltiplas diâmetro.

Montaha explica que o melanoma é um câncer que se origina e desenvolve os melanócitos.  “Como a maioria das células do melanoma produz melanina, geralmente os tumores são de cor marrom ou preta. No entanto, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco”, explica a dermatologista.

“O melanoma pode se desenvolver na pele de qualquer parte do corpo, mas é mais propenso a aparecer em locais como o tronco, pernas, pescoço e rosto”, completa.

Mas além do autoexame, a visita ao dermatologista é fundamental para que, caso confirmado o câncer, o paciente possa iniciar logo o tratamento. Para esse diagnóstico precoce, existe um exame chamado dermatoscopia, onde as pintas são avaliadas com a ajuda de um aparelho que permite a análise detalhada das estruturas internas da pele, sem nenhum traumatismo ou corte, permitindo a distinção entre lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas para o câncer da pele, e indicando ou não a necessidade de remoção cirúrgica.

A Clínica Dra. Montaha existe há 10 anos em Manaus e está localizada no Celebration Smart Offices, na Rua Rio Içá, 310 – 90 – Nossa Sra. das Gracas. Mais informações sobre os tratamentos podem ser obtidas pelos telefones (92) 98802-5970 ou 988025969.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *