Com presença de Therezinha Ruiz, Aleam concede medalha a 37 professores em Sessão Especial

Em Sessão Especial realizada na tarde desta terça-feira, 23 de outubro, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados realizaram a entrega de 37 medalhas da Comenda do Mérito Legislativo Educacional ‘Professora Ignês de Vasconcellos Dias’ aos profissionais da área de educação, tanto da iniciativa pública como privada, que se destacaram em 2018.

A medalha foi criada pela Resolução Legislativa nº 459/2009, projeto da professora e ex-deputada Therezinha Ruiz, deputada eleita para os próximos quatro anos. A medalha foi alterada pela Resolução Legislativa nº 563/2013, pelo deputado Sidney Leite (PSD). Os homenageados são profissionais da área de Educação que se distinguiram por seus méritos na educação amazonense.

Dirigida pelo presidente David Almeida (PSB), que destacou a importância da educação como ferramenta para transformar vidas, a Sessão contou com a participação dos homenageados e familiares, autoridades do Poder Legislativo, Executivo, Judiciário e do município.

O presidente da Comissão de Educação da Aleam, Sidney Leite (PSD), abriu a cerimônia dizendo se despedir deste Poder – em janeiro vai assumir o cargo de deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília -, com a missão de lutar no sentido de corrigir uma distorção nacional para com o este Estado, que é o custo da educação, principalmente referente ao transporte escolar, por conta das características geográficas da região.

“Se busca nesta solenidade homenagear homens e mulheres, da capital e do interior, que dedicaram suas vidas na arte de educar, bem como, os desafios que os educadores enfrentam no dia a dia do magistério”, sintetizou.

Falando por todos os homenageados, o ex-secretário de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), o advogado e professor universitário, Lourenço Braga, disse que os ‘desbravadores do conhecimento’ se dedicam a arte de educar filhos que não são seus. “Nada mais justo do que receber a homenagem da Casa do povo”, frisou.

Os deputados Alessandra Campelo (MDB), José Ricardo (PT) e Luiz Castro (Rede) também se pronunciaram, destacando a importância do educador na transformação da sociedade.

Autores

Como acontece todos os anos, cada parlamentar fez a indicação de um agraciado para receber a comenda, um total de 24 medalhas. As demais indicações foram feitas pelo Fórum de Educação, um total de 10 medalhas; Mesa Diretora da Casa, indicando duas medalhas, e a Comissão de Educação da Aleam, indicando uma.

Medalha Ignês de Vasconcellos Dias

A Medalha do Mérito Legislativo Educacional da Assembleia leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida em 1921, no município Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Ainda hoje é uma das maiores referências como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério, desde quando formou-se professora normalista no Instituto de Educação do Amazonas, até ao cargo de secretária de Estado da Educação. Graduada em direito, a professora Ignês atuou em várias escolas públicas do Amazonas, representou o Amazonas no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), onde idealizou e instalou o Centro de Treinamento Padre José De Anchieta para capacitar educadores das áreas rurais do Amazonas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *