CNH eletrônica deve ficar disponível para motoristas até fim de setembro

CNH digital (Foto: Reprodução/Jornal Hoje)

Aplicativo da CNH-e já está disponível para download em uma versão demonstração para smartphones Android.

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) estará disponível em versão demonstração para os motoristas até o final do mês de setembro, segundo previsão do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O aplicativo servirá para consulta do documento original e também poderá ser compartilhada por e-mail e até Whatsapp.

CNH digital (Foto: Reprodução/Jornal Hoje)

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o app final chegará às lojas em 30 de setembro, quando o estado de Goiás começar a cadastrar os usuários em um projeto-piloto.

Até 1º de fevereiro de 2018 todos os Detrans devem estar aptos a emitir a versão digital.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, o departamento aguarda posicionamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para saber como deve funcionar o aplicativo no Amazonas.

“Estão testando o aplicativo em Goiânia. Estamos aguardando o posicionamento do Denatran para saber como vai funcionar. Será proveitoso”, explicou Leonel Feitoza.

Segundo o Ministério das Cidades, a CNH digital será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Segundo o diretor presidente do Detran-AM,a CNH Eletrônica não trará muitas mudanças já que ela não acaba com a CNH de papel e só irá servir dentro do território nacional. Ela funcionará como mais uma ferramenta para as pessoas que já possuem a CNH tradicional.

O sistema deve ser implantado em todo o país até fevereiro, mas até lá vários testes devem e precisam ser realizados para garantir a segurança do documento, que por se tratar de uma ferramenta digital a uma abertura para crimes cibernéticos.

 

Com Informações do G1 Amazonas

Be the first to comment on "CNH eletrônica deve ficar disponível para motoristas até fim de setembro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*