CMM aprova projeto ‘Adote um Ponto de Ônibus’

Nesta quarta-feira (12), o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) votou favorável ao Projeto de Lei (PL) nº. 209/2018, de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), que institui iniciativa para adoção dos pontos de ônibus na capital. A matéria vai à 2ª discussão.

Conforme justifica o PL, a meta é receber a colaboração direta de pessoas físicas ou jurídicas de forma espontânea, na implantação, melhoria e conservação desses locais que são utilizados por milhares de pessoas em Manaus.

“O projeto incentiva a adoção de pontos de ônibus, por moradores ou empresas que queiram ajudar a melhorar e manter esses locais adequados ao uso em Manaus. Infelizmente, em nossa cidade, a maioria dos pontos de ônibus é atacada por vândalos, muitos pontos são depredados, pichados, totalmente deteriorados, mal cuidados, e, quem sofre, são milhares de usuários do transporte coletivo que aguardam pelo ônibus no sol e na chuva. Esse projeto já existe em outras capitais do país e tem obtido êxito na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Hiram.

Os interessados em “adotar um ponto de ônibus”, devem se comprometer a observar as condições ajustadas junto ao poder público, que será o responsável por avaliar a concessão de benefícios aos colaboradores enquanto durar o período de adoção.

Cada ponto de parada de ônibus pode ser adotado por mais de um colaborador.  “Manaus é uma cidade de grandes dimensões, muitas vezes o poder público não dá conta do vandalismo ou até demora a fazer manutenções periódicas nos diversos pontos existentes, desta forma, respeitando a legislação sobre o tema, o poder público pode aproximar a população para ter auxílio nessas demandas diárias”, completou o autor da proposta.

Apoio

Em discussão no plenário, o Projeto de Lei nº. 209/2018 foi aparteado pela maioria dos vereadores, que ressaltaram a importância de ampliação do projeto na capital.  Entre eles o líder do PSD, vereador Gilmar Nascimento.

“Parabenizo o vereador Hiram Nicolau pela iniciativa. Esse é um projeto que deve ser ampliado, trazendo a iniciativa privada a tomar conta de praças e de campos de futebol, por exemplo, em diversos bairros de Manaus, para que possam ser mantidos em boas condições de uso e beneficie a população da nossa cidade”, afirmou Gilmar Nascimento.

Da mesma forma, a vereadora Joana D´arc (PR) também votou favorável ao projeto. “Aqui em Manaus temos mais paradas de ônibus mal cuidadas e sem acesso à população, do que paradas bem cuidadas, isso é uma realidade. A gente anda por aí e vê paradas totalmente deterioradas. Quero parabenizar essa iniciativa, dizer que meu voto será favorável, porque eu sou muito a favor das parcerias público-privadas. Eu acho que quem sai ganhando são todos os lados, mas principalmente o cidadão”, disse a parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *