Cerca de 3 mil pessoas participam do desfile cívico em alusão ao Dia da Independência, em Pauini (AM)

Em alusão à semana da Pátria ocorreu na manhã desta quinta-feira, 07 de setembro, feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, no município de Pauini, interior do estado do Amazonas, Região Norte do país, localizado atualmente na mesorregião do Sul Amazonense e na microrregião de Boca do Acre, o Desfile Cívico Escolar. A concentração aconteceu em frente ao Estádio Edgar Coutinho e encerrou-se no Ginásio Municipal José Gomes da Costa.

 

De acordo com os organizadores, cerca de 03 mil alunos de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino participaram da solenidade. O evento faz parte de uma realização das Escolas Municipais e Estaduais com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação e Prefeitura de Pauini. Além de instituições religiosas, educacionais, militares, entidades sociais e a Fanfarra Municipal de Pauini (FAMUP).

Fanfarra Municipal de Pauini (FAMUP). Fotos: Miquéias Rosa

Ao desfilarem pelas principais vias públicas da cidade, os pelotões formados pelos estudantes e profissionais da educação, apresentaram esse ano à sociedade pauiniense, durante as comemorações cívicas, tematicas diversificada. Outro diferencial que marcou o tradicional desfile foi a apresentação das escolas devidamente uniformizadas. Com painéis ilustrativos, flâmulas, cartazes, faixas, bandeiras, mapa, brasão e outros. Vale salientar que todas elas concorreram a premiações nos itens, criatividade, postura, marcha da escola e abordagem ao tema em três categorias ( blocos 01, 02 e 03).

Escolas vencedoras :

Escola Municipal Rubens Pereira de Menezes (campeã do bloco 01);

Escola Municipal Dona Ivany (bloco 02);

Centro Esperança (bloco 3).

Fotos: Miquéias Rosa

Após o percurso realizado pela cidade, aconteceu a cerimônia comemorativa às atividades cívicas. Na ocasião foi feito a apresentação da Fanfarra Municipal de Pauini (FAMUP). Também estiveram presente durante o ato solene a prefeita Eliana Amorim, os secretários municipais Rubens Souza, Francisco Rodrigues do Nascimento (Jaime), Aian Sobreira, os Freis Joseph Shonibare (Pároco da Igreja Calórica em Pauini) e Laércio Curz, vereadora Emídia Gayoso Ybarra (Caçula), gestores de todas as escolas e a população em geral.

 

É muito gratificante para nós vivenciarmos um momento importante como esse, onde professores e alunos se unem por um mesmo objetivo: defender o amor à pátria e demonstrar o imenso orgulho pelas escolas a quais representam. Este ano os valores culturais que estavam esquecidos no município foram resgatados através do empenho de cada estudante e docente. Às demais instituições públicas fica o meu respeito e admiração aos patriotas brasileiros pela belíssima apresentação que foi realizada nesta data, discorreu o Secretário Municipal de Cultura, Rubens Souza, ao Portal do Amazonas.

Parabéns às escolas! Representaram muito bem a qualidade que o nosso município tem. Estou radiante por está prestigiando um evento tão importante como esse. Percebe-se que os valores culturais que há tempo não se via em Pauini foram trazidos de volta nesta data. “É muito bom ver a nossa cidade incentivando esse lado cultural”. Sem palavras. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, pois sem Ele nada disso aconteceria. Parabéns aos profissionais da educação, alunos, demais instituições públicas, enfim, a todos os organizadores que não mediram esforços para a realização dessa festa maravilhosa, frisou a prefeita Eliana Amorim.

 

Matéria : Romário Vieira / Portal do Amazonas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *