Bill Gates apresenta vaso sanitário que funciona sem água

O multimilionário americano Bill Gates apresentou, na terça-feira (6), em Pequim, na China, sua aposta para fazer frente à crise mundial de saneamento: um vaso sanitário que não necessita de água nem de ser conectado a nenhum sistema de depuração para funcionar e que transforma os resíduos humanos em adubos.

O fundador da Microsoft mostrou o modelo inovador ao público em uma exposição realizada em Pequim. A mostra é para apresentar os últimos avanços tecnológicos de saneamento, para ‘reinventar os vasos sanitários’ e acelerar sua adoção e comercialização.

Em sua conta no Twitter, o empresário disse que alguns destes vasos já estão sendo testados na cidade sul-africana de Durban, onde também estão sendo iniciados outros alimentados por energia solar.

Segundo últimos dados da ONU, 60% da população mundial não possuem instalações sanitárias adequadas e quase 900 milhõees de pessoas se veem obrigadas a defecar ao ar livre por não ter acesso a um banheiro.

A Fundação Bill e Melinda Gates investiu mais de US$ 200 milhões desde 2011 nesse projeto para reinventar vasos sanitários e prometeu, durante o encontro, que vai investir mais US$ 200 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *