Aleam realiza Sessão Especial em homenagem aos Povos Indígenas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, nesta quarta-feira (24), uma Sessão Especial para homenagear e promover a reflexão e análise das políticas públicos voltadas aos povos indígenas.

A reunião, proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD) está marcada para às 14h, no Plenário Ruy Araújo, e faz alusão ao Dia do Índio, comemorado no último dia 19 de abril.

“O dia do índio é uma data muito importante, uma vez que serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. A data também surgiu como uma tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, para não deixar as novas gerações esquecerem as verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro”, disse Josué.

Segundo o presidente, o objetivo também é mais uma vez abrir espaço no Parlamento e promover o diálogo com representantes indígenas. “Esses povos lutam para manter territórios e tradições, e também enfrentam o preconceito quando se deslocam para as áreas urbanas para se qualificar. Esperamos nessa sessão tratar de alguns pontos importantes para essa população e relembrar suas principais dificuldades”, disse ele, lembrando que existe uma Comissão na Assembleia que já acompanha essa população.

De acordo com dados do IBGE, existem cerca de 306 mil indígenas no Amazonas, que fazem parte de 53 etnias diferentes. Só na região do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 858 quilômetros de Manaus) há 16 etnias diferentes.

 

Foto: Joel Arthus

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *