Ação conjunta promove atendimento a indígenas no Tarumã

Em alusão ao Dia do índio, comemorado em 19 de abril, foi realizada uma ação social nesta quinta-feira (18), na comunidade Parque das Nações Indígenas, por iniciativa do deputado estadual Álvaro Campelo (PP), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre os serviços oferecidos aos moradores da comunidade, foram disponibilizados orientação com assistentes sociais, encaminhamento para aposentadoria, e emissão de RG, além de corte de cabelo, manicure, aferimento de pressão e doação de cestas básicas.

Para Álvaro Campelo, é preciso ter um olhar diferenciado para comunidades indígenas, que sempre são relegadas a segundo plano. “É fundamental essa atenção aos povos indígenas para que possamos proteger e resguardar nossa cultura. Ações como a de hoje, mostram a real necessidade da intervenção do poder público na vida dessas pessoas” garantiu o deputado

De acordo com o Cacique da etnia Mura, Pedro dos Santos, a mobilização é uma grande vitória. “Nunca tivemos esse tipo de apoio e atenção ofertada à nossa comunidade. Essa é uma área muito distante do centro urbano, o que dificulta muito nossa locomoção para resolver esses tipos de problemas. Muitas das vezes, somos esquecidos pelo governo e essa abertura que o deputado está nos dando vai nos ajudar muito” finalizou Santos.

Os trabalhos desenvolvidos pela Comissão tem a pretensão de continuar dando o apoio e assistência às populações mais carentes, estendendo este atendimento aos municípios do interior do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *